Geolocalização, afinal o que é?

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Olá pessoal!
Muito se fala sobre geolocalização e não tenho tanta certeza assim se estamos tão familiarizados com esta tecnologia que também não é tão nova assim, então decidi escrever, porque acredito que possam existir dúvidas quanto ao tema. Afinal, como será que funciona essa tal geolocalização?

Vamos ver se eu consigo dar uma introdução bem simples, me desapegando dos termos técnicos.
Vamos imaginar que eu esteja com o meu celular conectada a internet, se estou conectada, logo tenho um gps embutido nele que nada mais é do que um sistema de navegação por satélite que envia informações sobre a minha posição geográfica, em qualquer horário e em qualquer condição climática, sendo assim, geograficamente sou localizada. Pronto! Está aí a geolocalização. 🙂 Isso nasceu lá em 1973 sabia? De lá pra cá, muita coisa mudou e que bom né!

Não há dúvida de que a capacidade de geolocalização no mobile é uma grande oportunidade para experiências marcantes de publicidade móveis, quando empregada de forma inteligente e estratégica.
Oito em cada dez comerciantes em todo o mundo utilizam targeting baseado em localização para produzir publicidade mobile, de acordo com uma pesquisa feita pelo eMarketer, em maio de 2015.

As redes sociais mais populares unem o próprio conteúdo às informações de localização do usuário, a exemplo do Instagram, que tem a opção de search a partir de locais.
Hoje existem outras tecnologias para geolocalização, além do GPS, torre de celular e IP,
Informações de localização implícita: Não permitem localizar exatamente o dispositivo do usuário, mas inferir que o usuário tem interesse no local ou pode estar no local.
Informações sobre tráfego de internet: O endereço IP, por exemplo, permite localizar o usuário no país, fornecendo informações como o idioma praticado pela pessoa. O endereço IP não é confiável o suficiente para identificar a cidade em que o usuário se encontra, mas é o dado mais usado, principalmente em mobile-web.

Serviços de localização baseados no dispositivo: Os serviços de localização baseados no dispositivo são mais os presentes na publicidade em aplicativos mobile. Alguns desses serviços são: GPS, IDs de torrecelular (troca de sinal entre o celular e a torre da operadora), Pontos de acesso Wi-Fi em que os pontos de acesso Wi-Fi obtêm localização a partir do envio e recebimento de sinal que, de acordo com a potência ou tempo de resposta, permite mensurar a localização do dispositivo. Localização indoor, os mais novos sistemas de localização contam com a capacidade de funcionar também dentro de ambientes fechados, encontrando não só a latitude e longitude do usuário como também informações internas do local, por exemplo, andares ou corredores.
Tem bastante coisa legal sobre geolocalização e para não perder o costume, segue um documento bacana que está acima deste post, para ficarmos por dentro do assunto.

Acesse o link aqui com e-book sobre geolocalização.

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